Osti, Andreia [UNESP]Salina, Tatiane [UNESP]2015-10-072015-10-072015SALINA, Tatiane. As contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetização. 2015. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/128231Este trabalho tem como objetivo descrever quais são as contribuições do Método Fônico para a alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. Serão apresentadas e explicadas duas vertentes específicas do Método Fônico, o método criado por Fernando Capovilla, chamado de Método Fônico e o criado por Renata Savastano Jardini, denominado Método das Boquinhas. Também são apresentadas atividades que foram utilizadas em um projeto de extensão universitária e que tiveram como base esses métodos, como forma de ilustrar as possibilidades que ambos fornecem aos professores para trabalhar com crianças que apresentam defasagem em seu processo de alfabetização. O trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica e documental. Considera-se esse tema, bem como suas possibilidades de uso em sala de aula, relevante no contexto educacional nacional48 f.porAlfabetizaçãoEnsino fundamentalLetramentoEducaçãoJogos educativosAs contribuições do método fônico nos anos iniciais de alfabetizaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000851115http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851115.pdf5060520291120371