Rothberg, Danilo [UNESP]Afonso, Paola Ramos [UNESP]2018-09-192018-09-192017-03-08AFONSO, Paola Ramos. Narrativas dos direitos da deficiência em campanhas de comunicação. 2017. 171 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.http://hdl.handle.net/11449/156318Public communication by governments, including publicity campaigns, is one of the factors that can contribute to the performance of public policies to meet the rights of people with disabilities. This project characterized the symbolic representations conveyed by publicity campaigns to raise awareness of the rights of people with disabilities, in order to point out qualities and opportunities to improve public communication. Videos produced by the public power were analyzed from categories of actions and meanings, in order to understand the possible cultural interpretations generated in symbolic scope. The results indicate that the videos are mostly characterized by meeting the requirements of a democratic public communication, which brings adequate representations of the disability, but opportunities to expand the scope of information were noted. The right to information is a key issue in public communication, and videos, while disseminating key data, do not deepen the focus on ways of accessing the rights of people with disabilitiesA comunicação pública realizada por governos, incluindo campanhas publicitárias, é um dos fatores que podem contribuir para o desempenho das políticas públicas de atendimento aos direitos da pessoa com deficiência. Este projeto caracterizou as representações simbólicas veiculadas por campanhas publicitárias de conscientização de direitos das pessoas com deficiência, de forma a apontar qualidades e oportunidades de aperfeiçoamento da comunicação pública. Foram analisados vídeos produzidos pelo poder público a partir de categorias de ações e significados, a fim de compreender as possíveis interpretações culturais geradas em âmbito simbólico. Os resultados indicam que os vídeos se caracterizam, em sua maioria, por atender aos requisitos de uma comunicação pública democrática, que traz representações adequadas da deficiência, mas foram notadas oportunidades para ampliar o escopo de informações. O direito à informação é questão chave na comunicação pública, e os vídeos, embora disseminem dados essenciais, não aprofundam o enfoque sobre os meios de acesso aos direitos das pessoas com deficiência171 f.porDeficientesComunicação de massa e publicidadeCampanhas publicitáriasPeople with desabilitiesNarrativas dos direitos da deficiência em campanhas de comunicaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000895776http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-02-26/000895776.pdf