Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]Pinho, Sheila Zambello de [UNESP]Muzzeti, Luci Regina [UNESP]2016-07-192016-07-192014CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8081-80932357-7819http://hdl.handle.net/11449/141715O objetivo foi investigar se as políticas de inclusão social da UNESP têm possibilitado a conquista efetiva de acesso à universidade pública por jovens formados em escolas públicas e pertencentes a famílias de nível sócio-econômico-cultural tradicionalmente excluído da educação superior, no período de 1997 a 2010. A metodologia envolveu análise documental, análise e tratamento estatístico e análise crítica. Análises da série histórica indicam: avanços na democratização do acesso quanto à condição sócio-econômica, com 72% em 2010 com renda familiar até 10 salários-mínimos; ocupação de aproximadamente 43% das vagas por jovens com formação total ou parcial em escola pública de ensino médio; avanços na equidade de acesso à universidade pública para os que frequentaram cursinhos preparatórios e a persistência do capital cultural como um desafio para a superação das desigualdades de acesso à educação superior.8081-8093porDemocratização do acessoPolíticas de inclusãoEducação superiorPolíticas de inclusão social na Unesp 1997-2010: conquistas e desafiosTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2357-7819-2014-8081-8093.pdf505253085590637341143767218731565851335209487224