Oliveira, Evilim Martinez deBego, Amadeu MouraAlves, MilenaGomes Neto, José Anchieta2022-08-032022-08-032022-08-03http://hdl.handle.net/11449/235952O planejamento proposto neste trabalho está direcionado a um público específico: instituições de ensino médio público do interior do estado de São Paulo. Não é novidade que há uma relação entre a aprendizagem e alguns condicionantes do ensino. Quando no referimos às escolas públicas, muitos aspectos podem ser elencados para entender os resultados do ensino dessas instituições. Alguns exemplos desses aspectos podem ser a infraestrutura da unidade escolar, questões socioeconômicas, demográficas, familiar, recursos técnicos, pedagógico e formação dos professores atuantes (SOARES NETO, 2013). Nesse sentido, essas escolas se colocam em posição de atenção, e necessitam de estratégias particulares para proporcionar aos seus alunos uma educação e formação de qualidade. A UDM está dividida em 4 Sequências Didáticas (SD), elaboradas de acordo com a abordagem metodológica assumida: CTS. Cada SD é composta por 2 aulas, que são descritas nas próximas seções. A UDM intitulada "O que tem nessa água? A espectroscopia explica" traz como problema social para envolver o ensino de espectroscopia, a poluição hídrica por metais tóxicos e a espectroscopia como aliada para este grande problema. O objetivo de aprendizagem da UDM, como um todo, é que os estudantes sejam capazes de criar um material de divulgação que relacione a problemática da poluição hídrica por metais tóxicos, o conceito do átomo de Bohr e as técnicas espectroscópicas, produzindo um vídeo e um panfleto de divulgação.porPlanejamento docenteMetais tóxicosModelos atômicosPoluição da águaEspectroscopiaO que tem nessa água? A espectroscopia explica!Objeto educacionalAcesso aberto50545940631001744125433683306019247402291280990387087356998465780000-0003-3463-86030000-0001-9182-19870000-0002-7867-78770000-0002-8388-9866