Okimoto, Danilo [UNESP]Bortoletto, Adriana [UNESP]Arenghi, Luis Eduardo Birello [UNESP]2016-08-042016-08-042015-09-108º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142485The objective of this study is to analyze the potential that a physics teaching situation grounded in socio-scientific issues approach and argumentation has to mobilize the specific contents of Physics in the classroom. This teaching experience was developed in the third year of high school in a State Public School the interior of São Paulo State - Brazil. The class was comprised of 32 students and a didactic sequence was developed dealing social-scientific issue of Eletrossensibilidade with a duration eleven classes at the end of 2014. The data were constituted by audio recording that were subsequently transcribed and analyzed based on theoretical framework of pragmatic bias argumentation and socio-scientific issues. Data were recorded with the aim of evaluate the strengths and weaknesses of the didactic sequence associated with the development of teaching practice. Classes reviewed revealed the great potential of socio-scientific issues to promote argumentation between students and teachers (trainee) and the conceptual development of physical knowledge in subsequent lessons.O objetivo deste trabalho é analisar o potencial que uma situação de ensino de física fundamentada na abordagem de questões sociocientíficas e na argumentação possui em mobilizar os conteúdos específicos de Física em sala de aula. Essa experiência de ensino que foi desenvolvida no terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual do interior do Estado de São Paulo – Brasil. A turma era composta por 32 alunos e foi elaborada uma sequência didática abordando a temática sociocientífica da Eletrossensibilidade com duração de onze aulas, ao final do ano de 2014. Os dados foram constituídos por meio de gravação em áudio que posteriormente foram transcritos e analisados com base no referencial teórico de argumentação de viés pragmático e das Questões Sociocientíficas. Os dados foram gravados no intuito de avaliarmos as potencialidades e insuficiências da sequência didática associada ao desenvolvimento da prática de ensino. As aulas analisadas revelaram o grande potencial das questões sociocientíficas para promover a argumentação entre os alunos e professor (estagiário) e o desenvolvimento conceitual do conhecimento físico nas aulas subsequentes.1-6porPhysics teachingArgumentationSocioscientifc issuesEletrosensibilityEnsino de físicaArgumentaçãoQuestões sociocientíficasEletrossensibilidadeO potencial das questões sociocientíficas para argumentação e a mobilização de conceitos físicos: o caso da eletrossensibilidadeTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2176-9761-2015-01-06-okimoto.pdf41825469269333010000-0002-7249-8835