Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]Barciela, Francisco Galvão do Amaral Pinto [UNESP]2015-12-102015-12-102015BARCIELA, Francisco Galvão do Amaral Pinto. O estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismo. 2015. 63 p. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/131794A escola possui um papel fundamental em nossa estrutura social contemporânea ocidental. Ela interage dialeticamente com nossa sociedade sendo um local reprodutor e alterador de valores, crenças e hábitos em que quase todos frequentam por mais de uma década. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo trazer reflexões sobre a função da escola, a quem ela serve e porque, analisando a música Estudo Errado de Gabriel, o Pensador, dialogando com autores que abordam a escola em uma perspectiva crítica, como os críticosreprodutivistas, Althusser e Bourdieu, mas também com Gramsci, Foucault, entre outros. Os questionamentos sobre a função da escola e seus interesses constantemente são feitos de maneira superficial e se aprofundados poderiam colaborar para uma maior criticidade e transformação do cotidiano e da prática escolar. A pesquisa se desenvolverá em uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica, análise documental, através da análise de conteúdo. Meu intuito com este trabalho é discorrer sobre as forças que direcionam a escola, desconstruir a aparente neutralidade que a escola possui no imaginário popular e trazer a tona que a escola é produto de um conflito social63 p.porGabriel, o Pensador, 1974-EducaçãoCapitalismoCriticaMusica - Analise, apreciaçãoPesquisa bibliograficaAnálise documentáriaEducação e EstadoO estudo errado e a escola conivente: a escola como reprodutora das estruturas do capitalismoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000853499http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-11-16/000853499.pdf