Costa, Rodrigo Cesar [UNESP]Batista, Drielly Adrean [UNESP]Kadooka, Aline [UNESP]Lepre, Rita Melissa [UNESP]2015-08-212015-08-212013Colloquium Humanarum, v. 10, p. 609-615, 2013.1809-8207http://hdl.handle.net/11449/127149A violência, fenômeno multifacetado e socialmente recorrente, há muito invadiu os muros das escolas. Diversos são os relatos sobre manifestações de violência na escola que vão desde a violência simbólica, verbal até a física. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo compreender as atuais concepções sobre a violência e articular estas com as teorias do desenvolvimento da moralidade humana, com o intuito de estudar as formas de como essa violência, segundo a teoria do desenvolvimento moral, aparece nas escolas na contemporaneidade. Concluímos que as teorias do desenvolvimento moral, tanto na sua parte teórica quanto metodológica, andam se tornando fundamentais na busca de diálogos que promovam mais amadurecimento de conceitos como: a dignidade, a justiça, a bondade, a solidariedade e ao respeito a outros seres humanos, com o intuito de promover uma educação pacificadora e, desta forma, anular significativamente a violência e a sua banalização, principalmente nas escolas.609-615porViolênciaDesenvolvimento moralEscolaContemporaneidadeBulliyngNovas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violênciaArtigo10.5747/ch.2013.v10.nesp.000503Acesso abertoISSN1809-8207-2013-10-609-615.pdf9109045495650654