Abdian, Graziela Zambão [UNESP]Nascimento, Paulo Henrique Costa [UNESP]Silva, Nathália Delgado Bueno Da [UNESP]2021-07-142021-07-142016Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 37, n. 135, p. 465-480, 2016.0101-73301678-4626http://hdl.handle.net/11449/212640The goal is to analyze challenges to research in education/school management/administration. To do this, we proceed to the identification of the results of studies that diagnose the area of production to then explain some references present in research and ultimately launch their limits and challenges that cast for advancement in knowledge production in the area. In general, we aim to challenge the conceptual deepening of the area with the search for new theoretical horizons that allow us to understand the complexity of education/school management/administration, to interrogate them and not to prescribe their practices.L'objectif de cette étude est d'analyser les défis à la recherche en gestion de l'éducation/scolaire. Pour ce faire, on a identifié des résultats des études qui diagnostiquent le domaine de la production pour expliquer ensuite quelques références présentes dans la recherche et finalement présenter les limites et les défis qui jettent pour l'avancement de la production de connaissances dans le domaine. En général, on vise à contester l'approfondissement conceptuel en cherchent nouveaux horizons théoriques qui nous permettent de comprendre la complexité de l'administration/gestion de l'éducation/scolaire, de les interroger au lieu de prescrire la pratique.O objetivo é analisar desafios às pesquisas em administração/gestão educacional/escolar. Para tal, procedemos à identificação dos resultados de estudos que diagnosticam a produção da área para, em seguida, explicitar alguns referenciais presentes nas pesquisas e, finalmente, lançar os limites deles e os desafios que lançam para o avanço na produção do conhecimento na área. De modo geral, apontamos como desafio o aprofundamento conceitual da área com a busca de novos horizontes teóricos que nos possibilitem compreender a complexidade da administração/gestão educacional/escolar, no sentido de interrogá-las e não prescrever suas práticas.465-480porSchool administrationSchool managementTheoretical and methodological challengesAdministração escolarGestão escolarDesafios teórico-metodológicosDESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA AS PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO EDUCACIONAL/ESCOLAR*Theoretical-methodological challenges for research on education/school management/administrationLes défis théoriques et méthodologiques pour la recherche relatives à gestion de l'éducation/scolaireArtigo10.1590/ES0101-73302016154123S0101-73302016000200465Acesso abertoS0101-73302016000200465.pdf