Nascibem, Fabio Gabriel [UNESP]Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]2015-07-152015-07-152014Revista da SBEnBio, v. 1, n. 7, p. 1961-1969, 2014.1982-1867http://hdl.handle.net/11449/124743Apresenta os resultados de uma investigação que explorou as percepções de alunos de Ensino Médio de uma escola pública de um município do interior paulista quanto à natureza da ciência. A partir desse diagnóstico, que revelou distorções, foi elaborado um minicurso que tem como base a história da atomística, a partir da qual se faz emergir as concepções da História e Filosofia da Ciência. O minicurso explora, ainda, uma abordagem situações envolvendo questões éticas na ciência. Pretende-se, a partir desse minicurso, fornecer contribuições que favoreçam a clarificação das distorções, estimulando o pensamento crítico para questões pertinentes a temas envolvendo as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.1961-1969pornatureza da ciênciadistorçõesações formativasInvestigando concepções e propondo ações formativas para a natureza da ciênciaArtigoAcesso aberto2628131697247851