Vaidergorn, José [UNESP]2014-05-202014-05-202001-11-01Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 21, n. 55, p. 78-91, 2001.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/28252As políticas públicas relacionadas ao ensino superior brasileiro atual vêm estabelecendo seus parâmetros nos moldes da globalização econômica, visando sua inserção no mundo moderno, a partir de um modelo econômico neoliberal assumido como inevitável. As novas formas de organização do trabalho deles decorrentes impuseram um novo tipo de formação, onde o domínio do conhecimento e o tempo de escolarização passaram a ser estratégicos. Porém, a aplicação das recomendações dos órgãos internacionais no Brasil neoliberal privilegia a formação de nível superior fora do sistema universitário público, apontado como atrasado devido aos seus custos, preferindo-se uma outra, onde os critérios de qualidade são os empresariais. As conseqüências são evidentes, acentuando-se o atraso econômico e tecnológico, distanciando-se cada vez mais o país da modernidade.Based on a neoliberal economical model assumed as unavoidable and aimed at inserting Brazil in the modern world, the public policies related to the present Brazilian higher education have established their parameters along the lines of the economical globalization. The new forms of labor organization that followed have imposed new types of tuition, in which mastery of knowledge and schooling time have turned out strategic. Unfortunately, in a neoliberal Brazil, applying the international agencies' recommendations means privileging higher level training outside the public university system, considered as backward owing to its costs. Preference is thus given to tuition adopting entrepreneurial quality criteria, whose consequences are obvious: the economical and technological backwardness becomes more pronounced and the country keeps farther and farther from modernity.78-91porBrasilEducação e desenvolvimento econômicoPolítica pública e educação superiorEducação superior e globalizaçãoEnsino superior e trabalhoEnsino superior público e privadoBrasilEducation and Economical DevelopmentPublic Policies and Higher EducationHigher Education and GlobalizationHigher Education and WorkPublic and Private Higher EducationUma perspectiva da globalização na universidade brasileiraA perspective of globalization in Brazilian universitiesArtigo10.1590/S0101-32622001000300006S0101-32622001000300006Acesso abertoS0101-32622001000300006.pdf9258095769277556