Martins, Raul Aragão [UNESP]Lacerda, Maria Eduarda de Souza2022-01-252022-01-252021-11-25http://hdl.handle.net/11449/216060O presente trabalho tem o objetivo de investigar a constituição do respeito no desenvolvimento sociomoral de crianças. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Desse modo, foram estudados artigos científicos e livros. Partindo das hipóteses de que por meio das relações e do tipo de ambiente em que elas acontecem será constituído o respeito pelas crianças e que o educador tem papel fundamental no desenvolvimento da autonomia moral do educando. Este trabalho conclui que o respeito é constituído e que o educador, o ambiente promovido por ele, sua linguagem e as interações sociais contribuem para essa constituição e favorecem o desenvolvimento da moral autônoma.The present work aims to investigate the constitution of respect in the socio-moral development of children. The methodology used will be bibliographic research. Thus, scientific articles and books were studied. Based on the assumptions that through relationships and the type of environment in which they occur respect for children will be constituted and that the educator has a fundamental role in the development of the student's moral autonomy. This work concludes that respect is constituted and that the educator, the environment promoted by him, his language and social interactions contribute to this constitution and favor the development of autonomous morality.porDesenvolvimento sociomoralCriançasRespeitoSocio-moral developmentKidsRespectA constituição do respeito no desenvolvimento sociomoral de criançasThe constitution of respect in the socio-moral development of childrenTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto