Baptistella, Bruna Fabiane [UNESP]Chaluh, Laura Noemi [UNESP]2016-07-192016-07-192014CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1603-16132357-7819http://hdl.handle.net/11449/141607O presente trabalho está vinculado a uma pesquisa de mestradoque tem como objetivos discutir as potencialidades formativas da prática da escrita na formação inicial de professores e compreender a visão dos professores em formação acerca dessa linguagem. Através de uma perspectiva de pesquisa qualitativa em Educação, adotando a história oral temática como metodologia do trabalho, oito alunos do curso de licenciatura plena em Pedagogia, de uma universidade pública do estado de São Paulo, foram entrevistados e convidados a explicitar seus pontos de vista acerca das propostas de escrita existentes tanto nas disciplinas do curso que frequentam como em outros âmbitos dos quais participam (projetos de extensão, projetos de pesquisa, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID). Com isto pretende-se descrever as situações de escrita que os graduandosvivenciam, a relação que estabelecem com essa linguagem, bem como a visão que possuem em relação à prática de registrar aulas, experiências ou até a possibilidade de escrever acerca da própria vida como professores em processo de formação. Por se tratar de uma investigação ainda em andamento, os resultados aqui apresentados referem-se ao levantamento bibliográfico realizado sobre a temática da escrita no âmbito da formação inicial de professores através de bases de diferentes bases de dados e que contribuem para pensar o papel formativo da escrita como espaço possível para narraras experiências dos futuros docentes, assim como para repensar o lugar da linguagem escrita nos cursos de formação de professores.1603-1613porFormação inicialEscritaHistória oralA escrita na formação inicial docenteTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2357-7819-2014-1603-1613.pdf58793570079178080000-0003-0014-7232