Araya, Ana Maria Osório [UNESP]Bruzadin, Felipe Rodrigues2018-11-142018-11-142018-09-27http://hdl.handle.net/11449/158284Este trabalho apresenta uma sequência didática onde são utilizadas ferramentas de informática e a experimentação como recursos metodológicos, com o intuito de contribuir com o ensino e a prática em sala de aula dos professores. Na sequência, aparece a ordem de como trabalhar a dispersão e a difração da luz, assim como as habilidades e competências necessárias, levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos. Os resultados nos mostram que os alunos conseguiram entender a relação entre o espectro e a luz fornecida por diferentes lâmpadas assim como a participação deles nas atividades foi relevante.This work presents a didactic sequence in which computer tools and experimentation are used as methodological resources, with the aim of contributing to teaching and practice in the teachers' classroom. In the sequence, appears the order of how work the scattering and diffraction of light, as well as the skills and competencies necessary, taking into account the prior knowledge of students. The results show us that students understand the relationship between the spectrum and the light supplied by different light bulbs as well as their participation in activities was relevant.porSequência DidáticaEspectroscopiaDispersão da luzDifração da luzDidactic SequenceSpectroscopyScattering of lightDiffraction of lightSequência didática sobre dispersão e difração da luz: confecção e utilização de um espectroscópioDidactic sequence on dispersion and diffraction of light: confection and use of a spectroscopeDissertação de mestradoAcesso aberto00091003733283010001P5