Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]Ginciene, Guy [UNESP]Freitas, Fernando Paulo Rosa De2021-07-142021-07-142012-09Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, SP, Brazil: Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, v. 26, n. 3, p. 463-471, 2012.1807-55091981-4690http://hdl.handle.net/11449/213161Based on documentary research, the purpose of this study was to investigate the modifications for which marathon passed along the years, aiming to disseminate such knowledge, especially in physical education classes. Among the structural changes, athletes, records and curiosities about each edition of this Olympic event, it was found, for example, that inspired by a Greek legend, the marathon was included in the program of the Modern Olympic Games for males, in 1896 and for females, in 1984; it was performance in different distances and routes; new rules were introduced, such as the Standard Scheiss. If these are some of the issues identified by this research, others should be evident, considering that the history of the sport is one of the contents that should be taught in physical education classes.Basado en una pesquisa documental, el objetivo de este estudio fue investigar los cambios por los cuales pasó el maratón en los últimos años con el objetivo de difundir este conocimiento, especialmente en clases de educación física. Entre los cambios estructurales, los atletas, las marcas y las curiosidades alrededor de cada una de las ediciones de este evento olímpico, se encontró, por ejemplo, que inspirado en una leyenda griega, el maratón fue incluido en la programación de los Juegos Olímpicos Modernos; el masculino en el año 1896, y el femenino en 1984. Fue disputado con diferentes distancias y recorridos, y se introdujeron nuevas normas, tales como las Scheiss estándar. Si estas son algunas de las cuestiones señaladas por esta investigación, las demás también deben ser estudiadas, teniendo en cuenta que la historia de este deporte es uno de los contenidos que deben enseñarse en las clases de educación física.Pautada em pesquisa documental, o objetivo desse trabalho consistiu em investigar as alterações pelas quais a maratona passou ao longo dos anos, visando a difusão desse conhecimento, especialmente, em aulas de Educação Física. Entre as modificações estruturais, os atletas, as marcas e as curiosidades em torno de cada uma das edições olímpicas dessa prova, verificou-se, por exemplo, que inspirada em uma lenda grega, a prova da maratona foi incluída na programação dos Jogos Olímpicos Modernos, no masculino, em 1896 e no feminino, em 1984; foi disputada em distâncias e percursos diferentes e instaurou novas regras, a exemplo da Norma Scheiss. Se esses são alguns dos aspectos identificados por essa pesquisa, outros também devem ser evidenciados, considerando que a história do esporte é um dos conteúdos que deveria ser ensinado em aulas de Educação Física.463-471porMarathonHistory of the sportPhysical educationRacesMaratonaHistória do esporteEducação físicaCorridaRegistros da maratona em Jogos Olímpicos para a difusão em aulas de Educação FísicaRecords of the marathon in Olympic Games for diffusion in Physical Education classesLos registros de la maratón en los Juegos Olímpicos para la difusión en las clases de Educación FísicaArtigo10.1590/S1807-55092012000300012S1807-55092012000300012Acesso abertoS1807-55092012000300012.pdf