Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP]Nicácio, Rosemary Trabold2015-08-212015-08-212014Revista Todas as Letras, v. 16, n. 2, p. 147-160, 2014.1980-6914http://hdl.handle.net/11449/127044This article presents a study about the reading/formation of readers in the public school of São Paulo. To make this study the most present material in the school and the activities proposed in them are analized. What it is intended is to show that, many times, the difficulties of reading presented by the students in the external evaluations may be resulting from the kind of reading practiced in the scholar institution.Este artigo apresenta um estudo a respeito da leitura/formação de leitores na escola pública paulista. Para realizar este estudo são analisados os materiais didáticos mais presentes na escola e as atividades neles propostas. O que se pretende mostrar é que, muitas vezes, as dificuldades de leitura apresentadas pelos alunos nas avaliações externas podem ser decorrentes do tipo de leitura praticada na instituição escolar.147-160porReadingSchoolDidactic materialsLeituraEscolaMaterial didáticoAprende-se a ler na escola? um wstudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulistaIs it possible to learn how to read? a study about the learning of reading in the public schoolArtigo10.15529/1980-6914/letras.v16n2p149-162Acesso aberto07346506281546870000-0002-7688-8486