Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]Martins, Andréa Paula [UNESP]2015-03-232015-03-232011MARTINS, Andréa Paula. As teorias administrativas e a gestão escolar. 2011. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/119855Esta pesquisa busca identificar a corrente administrativa proposta para a gestão escolar e consequentemente o atual papel do diretor nesta instituição. Para tanto o estudo das teorias administrativas empresariais servirá de base para a compreensão dos conceitos que a norteiam à análise dos aspectos negativos de sua influência nas questões escolares e à possibilidade de sua utilização no sistema educativo. A escola, enquanto organização social tem o direito e a necessidade de ser administrada eficientemente, por um processo que considere a peculiaridade do seu processo produtivo. Desta maneira há a necessidade de que o gestor por ela responsável compreenda as particularidades do processo escolar e se utilize de uma(s) concepção(s) administrativa que potencialize seus resultados69 f.porEscolas - Organização e administração - BrasilDiretores escolaresTeoria da administraçãoAs teorias administrativas e a gestão escolarTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000691230martins_ap_tcc_rcla.pdf