Souza, Valdeci Pereira Mariano de [UNESP]Moreira, Larissa2023-12-202023-12-202023-11-13https://hdl.handle.net/11449/252188O fenômeno de supercondutividade foi descoberto pelo físico holandês Heike Kamerlingh Onnes (1853 - 1926), investigando o comportamento da resistência elétrica do Mercúrio (Hg) em função da temperatura, resfriando a cerca de 4,2K, notou que a resistividade deste se aproximava de zero ao atingir uma temperatura crítica Tc. Este trabalho de conclusão de curso de bacharelado tem como motivação discutir as propriedades que permeiam um material supercondutor, detalhando a formação dos pares de Cooper, assim como sua relevância para a Teoria BCS, e os aspectos teóricos que baseiam a fase supercondutora. Ademais, são discutidas brevemente as pesquisas atuais relevantes na área e os aspectos experimentais na preparação de amostras, e na realização de experimentos relevantes na detecção do estado supercondutor.The phenomenon of superconductivity was discovered by the Dutch physicist Heike Kamerlingh Onnes (1853-1926), investigating the behavior of the electrical resistance of Mercury (Hg) as a function of temperature, cooling to around 4.2K, he noted that its resistivity approached zero when reaching a critical temperature, Tc. This final work for the bachelor’s degree is motivated to discuss the properties that permeate a superconducting material, detailing the formation of Cooper pairs, as well as their relevance to the BCS Theory, and the theoretical aspects that underlie the superconducting phase. Furthermore, relevant existing research in the area and experimental aspects in preparing samples and carrying out experiments relevant to the detection of the superconducting state are briefly discussed.porSupercondutividadeTeoria BCSPares de CooperEquações de LondonSuperconductivityBCS TheoryCooper PairsLondon equationsUma discussão sobre os fundamentos teóricos e experimentais da supercondutividadeA discussion of the theoretical and experimental foundations of superconductivityTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto