Gomes, Cristiane GravaCarvalho, Dariel de2024-05-242024-05-242024978-65-86498-46-2https://hdl.handle.net/11449/255748Este guia é parte integrante de um projeto de pesquisa intitulado: Robótica e o pensamento computacional no ensino do ciclo da água: montagem de um terrário inteligente. Este terrário é o tema deste guia: Ecobot. Portanto, aqui você encontrará orientações para o ensino deste tema na sua aula de Ciências e o passo a passo para a montagem do terrário com sensor de umidade. Terá orientações e dicas para atividades desplugadas e on line, de pensamento computacional, conforme indica a quinta competência, mencionada na Base Comum Curricular (BNCC). Como estratégia, as aulas foram divididas em fichas; as atividades que incluem uso de computador foram realizadas na Sala de Informática, outras no Pátio Escolar e a maioria em Sala de Aula comum. Esta sequência didática pode favorecer ao ensino engajador e prático.porRobótica educacionalPensamento computacionalCiclo da águaEcobot: terrário inteligente com sensor de umidade sequência didática para o ensino do ciclo da águaObjeto educacionalAcesso aberto