Cain, Alessandra Aparecida [UNESP]2014-06-242014-06-242011-11-09Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 37, 2011, p. 92-112.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107065Este trabalho investigou e analisou a implantação e as conseqüências da parceria público-privada no município de Ipeúna, Estado de São Paulo, quanto à compra de ‘sistema de ensino’. Partindo do pressuposto que, a política do governo estadual de Mário Covas, ratificada nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef), induziu a municipalização do ensino fundamental e em decorrência houve a ampliação de parcerias público-privadas. Considerou-se neste trabalho o levantamento de dados demográficos, financeiros e educacionais, realização de entrevistas semi-estruturadas, consultas aos sites governamentais. No estudo de caso verificou-se que houve alterações na política educacional municipal, alterou-se o ‘lócus’ decisório quanto à seleção e organização dos conteúdos curriculares e quanto à formação de professores, transferindo-os para o ‘sistema de ensino’.porEducaçãoPolíticas PúblicasGestão EscolarMunicipalização do EnsinoParceria Público-PrivadaSistema de Ensino ApostiladoAdoção de Sistema de Ensino Apostilado em Ipeúna, SPArtigoAcesso abertoISSN1981-8106-2011-21-37-92-112.pdf