Spiri, Wilza Carla [UNESP]Chaves, Arlane Silva Carvalho [UNESP]2025-02-102025-02-102024-12-17CHAVES, ASC. Construção e avaliação de aplicativo móvel para apoio ao ensino-aprendizagem de pré-natal à estudantes de enfermagem e medicina. 2025. Tese (Doutorado em Enfermagem). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu. Botucatu, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/260630Introdução: A jornada gestacional é única para a gestante, para o profissional que a acompanha e também para os estudantes, que partilham do aprender-fazer na assistência. Dada a singularidade, o acompanhamento da gestante requer conhecimentos, competências e habilidades ímpares, as quais começam a ser construídas ainda na academia. Os estudantes enfrentam desafios para realizar assistência pré-natal, especialmente frente ao grande volume de conteúdo a serem apreendidos sobre essa temática. Por isso, ensinar requer lançar mão de recursos pedagógicos atrativos e dinâmicos que corroborem com a construção do conhecimento de forma ativa, autônoma e dinâmica. As tecnologias de informação e comunicação vêm proporcionando transformações em diversas áreas do saber e esses recursos são ferramentas potentes capazes de transformar os conceitos educacionais e fortalecer a construção de novos conhecimentos de forma dinâmica e prática. Diante disso, o uso de aplicativos para dispositivos móveis, tem potencial valioso para auxiliar na construção do conhecimento. Objetivo: Construir e avaliar um aplicativo móvel para apoio ao ensino do acompanhamento pré-natal de baixo risco a estudantes de Enfermagem e Medicina. Procedimentos metodológicos: Trata-se de um estudo metodológico, tecnológico, baseado no Design Instrucional Sistemático, com densidade de participação de “média intensidade”. O estudo foi conduzido por multimétodos, desenvolvido em 4 fases: análise, design/desenvolvimento, implementação e avaliação, distribuídas em 7 etapas. A fase 1 (análise) foi desenvolvida em três etapas: 1 - mapeamento dos aplicativos sobre pré-natal, por meio de uma revisão de escopo, 2 – realização de Grupo Focal Virtual 1 com 14 estudantes de Enfermagem e Medicina de uma Instituição de Ensino Federal da cidade de Imperatriz – MA, para identificação das lacunas de conhecimento dos estudantes sobre acompanhamento pré-natal, idealização do app ideal, e definição dos temas centrais para o arcabouço teórico para o app e 3 – definição dos objetivos instrucionais para a tecnologia. A fase 2 (Design/Desenvolvimento), foi realizada em 2 etapas: 4 – definição do arcabouço teórico e produção do livro “Guia teórico para atendimento da gestante e promoção de educação em saúde no pré-natal de baixo risco” e 5 – prototipagem e construção do aplicativo e-Gest – ambiente virtual de aprendizagem do estudante da saúde sobre o pré-natal, baseado na jornada da gestante. A construção da tecnologia, foi conduzida por uma equipe composta pelos pesquisadores e 1 programador. A fase 3 (implementação), desenvolvida em 1 etapa: 6 – disponibilização do app para uso por estudantes de Enfermagem e Medicina, por um período de 6 semanas. A fase 4 (Avaliação), corresponde à etapa 7 na qual foi realizada avaliação do aplicativo por 7 estudantes de Enfermagem (3) e Medicina (4) por meio de Grupo Focal Virtual 2. Os dados foram analisados de forma qualitativa. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética e Pesquisa – CEP da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Medicina de Botucatu, sob número 6.767.240. Resultados: Os resultados são apresentados em capítulos, assim tem-se: Capítulo 1 – Artigo de revisão - Aplicativos móveis de pré-natal descritos e/ou avaliados na literatura científica: uma revisão de escopo, no qual realizou-se levantamento teórico com vistas a identificar e caracterizar os aplicativos móveis disponíveis na literatura acerca do acompanhamento pré-natal. Capítulo 2, intitulado - “Desafios e Lacunas na Formação em Cuidados Pré-Natal: uma análise qualitativa com estudantes de Enfermagem e Medicina. Foram identificados, por meio de Grupo focal virtual com estudantes de enfermagem e medicina, os principais desafios/dificuldades enfrentado para aprendizado sobre acompanhamento da gestante no pré-natal de baixo risco, bem como foram identificados os temas considerados relevantes para compor uma tecnologia educativa para apoiar o aprendizado sobre pré-natal. Capítulo 3 – Produto técnico 1 – Guia teórico para atendimento da gestante e promoção de educação em saúde no pré-natal de baixo risco. Nesse capítulo está descrito o Guia teórico baseado na jornada da gestante, estruturado a partir dos temas emergentes no grupo focal com finalidade de subsidiar teoricamente a construção do aplicativo móvel e-Gest. A capa foi ilustrada com a mesma identidade visual do aplicativo móvel e-Gest, ao longo do seu corpo também foram utilizadas imagens, quadros e tabelas provenientes do acervo da pesquisa, construído para o estudo. Capítulo 4 – Apresentação do produto 2 - Descrição das telas do aplicativo móvel “e-Gest – ambiente virtual de aprendizagem do estudante da saúde sobre o pré-natal”. O e-Gest está estruturado em oito temas centrais, os quais estão em destaque no menu principal, com respectivos subtemas e conteúdos complementares (manuais, livros, vídeos, artigos e podcasts), que são acessados à medida que as telas vão sendo exploradas. Ao todo, temos 8 temas centrais, distribuídos ao longo de 75 telas. Capítulo 5 – Avaliação do aplicativo móvel e-Gest por estudantes de Enfermagem e Medicina. A avaliação dos estudantes acerca da tecnologia foi positiva e reforça seu potencial como ferramenta de apoio pedagógico, onde foram destacadas sua utilidade para o estudo prévio, revisão de conteúdo para a prática e preparação para provas. A interface do aplicativo, embora funcional, apresentou necessidades de melhoria para tornar a navegação mais intuitiva e envolvente, as quais em sua maioria foram consideradas e ajustadas. Considerações finais: O app e-Gest, desponta como potencial tecnologia inovadora de ensino para amparar a construção do conhecimento sobre assistência pré-natal e desenvolvimento de habilidade e competências necessárias aos estudantes de Enfermagem e Medicina, com vistas a favorecer o aprendizado autônomo e ativo, mediado por tecnologia móvel.Introduction: The gestational journey is unique for the pregnant woman, for the professional who accompanies her and also for the students, who share the learning and doing of the assistance. Given its uniqueness, monitoring pregnant women requires unique knowledge, skills and abilities, which begin to be built in academia. Students face challenges in providing prenatal care, especially given the large volume of content to be learned on this topic. Therefore, teaching requires making use of attractive and dynamic pedagogical resources that support the construction of knowledge in an active, autonomous and dynamic way. Information and communication technologies have been providing transformations in several areas of knowledge and these resources are powerful tools capable of transforming educational concepts and strengthening the construction of new knowledge in a dynamic and practical way. Therefore, the use of applications (apps) for mobile devices has valuable potential to help build knowledge. Objective: Build and evaluate a mobile application to support the teaching of low-risk prenatal care to Nursing and Medicine students. Methodological procedures: This is a methodological and technological study based on Systematic Instructional Design (DIS), with a “medium intensity” participation density. The study was conducted using multi-methods and developed in 4 phases: analysis, design/development, implementation, and evaluation, distributed in 7 stages. Phase 1 (analysis) was developed in three stages: 1 - mapping of prenatal applications, through a scope review; 2 - conducting a Virtual Focus Group 1 with 14 Nursing and Medical students from a Federal Educational Institution in the city of Imperatriz - MA, to identify gaps in students' knowledge about prenatal care, design the ideal app, and define the central themes for the theoretical framework for the app; and 3 - defining the instructional objectives for the technology. Phase 2 (Design/Development) was carried out in 2 stages: 4 – definition of the theoretical framework and production of the book (product 1) and 5 – prototyping and construction of the e-Gest application – a virtual learning environment for health students about prenatal care, based on the pregnant woman's journey. The construction of the technology was led by a team composed of researchers and 2 programmers, the latter coming from the Center for Distance Education and Information Technologies in Health of the Botucatu School of Medicine of the São Paulo State University, Botucatu campus. Phase 3 (implementation) was developed in 1 stage: 6 – provision of the app for use by Nursing and Medical students for a period of 6 weeks. Phase 4 (Evaluation) corresponds to stage 7 in which the application was evaluated by 7 Nursing (3) and Medical (4) students through Virtual Focus Group 2. The data were analyzed qualitatively. The research was approved by the Ethics and Research Committee – CEP of the São Paulo State University – UNESP, Faculty of Medicine of Botucatu, under number 6.767.240. Results: The results are presented in chapters, as follows: Chapter 1 - Review article - Mobile prenatal applications described and/or evaluated in the scientific literature: a scoping review, in which a theoretical survey was carried out with a view to identifying and characterizing the mobile applications available in the literature about prenatal monitoring. Chapter 2, entitled - "Challenges and Gaps in Prenatal Care Training: a qualitative analysis with Nursing and Medical students. Through a virtual focus group with nursing and medical students, the main challenges/difficulties faced in learning about monitoring pregnant women in low-risk prenatal care were identified, as well as the themes considered relevant to compose an educational technology to support learning about prenatal care. Chapter 3 - Technical product 1 - Theoretical guide for caring for pregnant women and promoting health education in low-risk prenatal care. This chapter describes the theoretical guide based on the pregnant woman's journey, structured based on the themes that emerged in the focus group with the purpose of theoretically supporting the construction of the e-Gest mobile application. The cover was illustrated with the same visual identity as the e-Gest mobile application, and images, charts and tables from the research collection, built for the study, were also used throughout the body. Chapter 4 – Product presentation 2 - Description of the screens of the mobile application “e-Gest – virtual learning environment for health students about prenatal care”. e-Gest is structured into eight central themes, which are highlighted in the main menu, with respective subthemes and complementary content (manuals, books, videos, articles and podcasts), which are accessed as the screens are explored. In total, we have 8 central themes, distributed across 75 screens. Chapter 5 – Evaluation of the e-Gest mobile application by nursing and medical students. The students' assessment of the technology was positive and reinforced its potential as a pedagogical support tool, highlighting its usefulness for prior study, reviewing content for practice and preparing for tests. The application's interface, although functional, showed improvements needed to make navigation more intuitive and engaging, most of which were considered and adjusted. Final considerations: The e-Gest app stands out as a potential innovative teaching technology to support the construction of knowledge about prenatal care and the development of skills and competencies necessary for Nursing and Medical students, with a view to promoting autonomous and active learning, mediated by mobile technology. Descriptors: Prenatal Care; Mobile Applications; Undergraduate Education in Medicine; Nursing Education; Teaching.porCuidado Pré-natalAplicativos MóveisEducação de Graduação em MedicinaEducação em EnfermagemEnsinoConstrução e avaliação de aplicativo móvel para apoio ao ensino-aprendizagem de pré-natal à estudantes de enfermagem e medicinaConstruction and evaluation of a mobile application to support prenatal teaching-learning for nursing and medicine studentsTese de doutoradoAcesso restrito33004064081P064594213665676710000-0002-6271-6237