Souza, Angelita Matos [UNESP]Oliveira Neto, Joaquim de [UNESP]2025-02-182025-02-182025-01-31https://hdl.handle.net/11449/261057Neste estudo discorreremos sobre a presença chinesa no setor automobilístico nacional, à luz da teoria da dependência, nossa base metodológica, com ênfase no período que se estende entre os anos de 2010 e 2024. Como objeto de estudo elencamos a fábrica da montadora chinesa Great Wall Motors, no município de Iracemápolis, no interior do Estado de São Paulo. Após breve apresentação do enfoque dependentista, caracterizaremos as relações entre Brasil e China na atualidade e nos voltaremos para a tendência global de descarbonização energética, que impacta diversos nichos, como a indústria automobilística. Nosso objetivo central é analisar o cenário nacional atual, que vive um processo de transição energética, ainda que tímido quando comparado a outras regiões do mundo, mas suficientemente importante para atrair a presença da gigante chinesa GWM, responsável por vultuosos investimentos na produção de automóveis elétricos e eletrificados em solo nacional, e forçando outras montadoras já tradicionais e consolidadas, como a General Motors e a Volkswagen, a seguirem o mesmo caminho. Tentaremos, ao final, reunir as condições necessárias para compreender os motivos da aposta chinesa em investimentos diretos no estrangeiro – no caso, no Brasil - na transição energética automobilística.In this study we will discourse about the chinese presence in the national automobile sector, under the light of dependency theory, our methodological base, with emphasis in the period that extends between the years 2010 and 2024. As object of study, we list the installation of a factory belonging to the chinese automaker Great Wall Motors, in the city of Iracemápolis, in the State of São Paulo. After a brief presentation of the dependentist field, we will characterize current relations between Brazil and China and focus on the global trend of energy decarbonization, which impacts several niches, such as the automobile industry. Our central objective is to analyze the current national scenario, which is going through an energy transition process, although timid when compared to other regions of the world, but important enough to attract the presence of the chinese giant GWM, responsible for huge investments in the production of electric and electrified cars on national soil, and forcing other traditional and consolidated automakers, such as General Motors and Volkswagen, to follow the same path. In the end, we will try to gather the necessary conditions to understand the reasons for China's commitment to the national automotive energy transition.porDependênciaDescarbonizaçãoIndústria automobilísticaIDE chinêsIracemápolisDependencyDecarbonizationAutomobile industryChinese investmentsNovíssima dependência, investimentos diretos chineses no Brasil no setor da indústria automobilística e um breve estudo de caso: a Great Wall Motors em Iracemápolis – SPDependency, chinese investments on Brazil in the automobilistic industry and a short briefcase: the Great Wall Motors in Iracemápolis - SPDissertação de mestradoAcesso aberto33004137004P015091128231795730000-0002-7349-9418