Barrozo, Sidineia [UNESP]Costa, Matheus Moreira [UNESP]2016-08-292016-08-292016-08-05http://hdl.handle.net/11449/143450A Matemática, apesar fazer parte do cotidiano do aluno, tanto explicitamente quanto de forma mais sutil, é normalmente taxada de difícil compreensão e aparece como vilã entre as componentes curriculares das escolas. Tentando compreender essa situação e seus motivos, estudamos trabalhos que tratam do ensino de Matemática, as dificuldades do processo e seus problemas. Focamos especialmente no tema dessa dissertação: as funções exponenciais. Com o intuito de elaborar uma proposta para um melhor aprendizado do tema, após essa revisão da bibliografia, decidimos por propor uma sequência de atividades que utilizasse como principais ferramentas os problemas contextualizados, a modelagem matemática e os recursos tecnológicos. Esperamos que o trabalho possa contribuir para o aprendizado de alunos e professores.porFunções ExponenciaisAprendizagem por modelagemRecursos tecnológicosContextualização do conteúdoO ensino das funções exponenciais: uma proposta alternativa por meio de contextualização, modelagem matemática e recursos tecnológicosThe teaching of exponential functions: an alternative proposal through contextualization , mathematical modeling and technological resourcesDissertação de mestradoAcesso aberto00087089331075010001P2