Vasques, Andréia Lopes Pacheco [UNESP]Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]2014-06-242014-06-242011-11-09Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 37, 2011, p. 48-70.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107439Este artigo focaliza discursos referentes à formação de duas gerações brasileiras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação ao primeiro momento, entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, procedeu-se o estudo de documentos relativos à proposta curricular do Projeto CEFAM/SP, o que revelou discursos que enfatizavam uma formação docente voltada para o trabalho coletivo e a atitude crítico-reflexiva. Já no segundo período, correspondente à geração de professores formada a partir da segunda metade da década de 1990, as propostas de formação docente (representadas por diretrizes, referenciais e decretos federais) são marcadas pela influência de organismos internacionais e por um viés econômico, seguindo uma direção pragmatista baseada em competências individuais, o que aponta para um enfraquecimento político do magistério, enquanto grupo profissional. Questiona-se, assim, a pertinência de se considerar o momento atual como sendo de profissionalização docente.porEducaçãoformação de professoresprofissão docentediscurso educacionalProfissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitosArtigoAcesso abertoISSN1981-8106-2011-21-37-48-70.pdf7561935549573966