Longo, Giovanna [UNESP]Beccari, Alessandro JocelitoBassani, Priscila Karine Lima2020-05-222020-05-222020-03-23http://hdl.handle.net/11449/192614Este trabalho é composto por pesquisa bibliográfica voltada para o ensino lexical nas aulas de língua portuguesa. Através dos estudos realizados, podemos perceber que a questão lexical, apesar da sua importância, não é considerada um tema relevante nas salas de aula, tornando-se marginalizada no ensino. Há tempos, o estudo voltado para a gramática tem ficado em primeiro lugar nas aulas de língua materna, pois de acordo com os conceitos culturais impostos por nossa sociedade, só se fala bem o idioma se se conhece impecavelmente a gramática. No aprofundamento das leituras e no acompanhamento pedagógico, nota-se essa errônea ideia. Havendo uma imensa gama de variedades linguísticas e possibilidades semânticas, conhecer a gramática, nada mais é que conhecer a norma padrão instituída pela escrita, ignorando a pluralidade e mutabilidade do idioma como patrimônio cultural. Percebe-se, portanto, a necessidade urgente de mudança nas nossas práticas didáticas, introduzindo textos e dicionários, focando o estudo lexical, mas não de uma forma irrelevante e pouco significativa, mas sim de maneira a levar o discente a perceber sua língua como algo vivo, em constante modificação, tendo a habilidade de buscar no acervo lexical a melhor maneira de representar-se no mundo e poder ver-se como sujeito deste mundoThis paper is comprised of a bibliographical study focusing on lexical teachings for the Portuguese language as a school subject. Through this research it was possible to ascertain that the lexical aspect of the Portuguese language is not considered a relevant topic in classes, despite its importance, marginalizing it in the education. For a long time now, grammar has had the utmost importance when teaching Portuguese because of cultural beliefs: in order to speak proper Portuguese you need to flawlessly know its grammar. With further reading on the subject as well as pedagogic supervision this is evidenced to be untrue. Having a broad array of linguistics variants and semantic possibilities, knowing grammar is - essentially - knowing the standard norm established by written Portuguese while ignoring the pluralism and mutability of the Portuguese language, its cultural heritage. Therefore, it can be seen that there is a necessity for changes in the teaching practices by introducing texts and dictionaries focusing on lexical studies in a relevant and significant manner so as to have the student perceive the Portuguese language as being alive and in constant change, giving them the ability to seek in its lexical collection the best way to present themselves and feel like they belong.porLéxicoSemânticavocabulárioLexicSemanticVocabularyO estudo do léxico nas aulas de Língua Portuguesa: estratégias de ensino e reflexões sobre a prática docenteStudying the lexical aspects in the teachings of the Portuguese Language: strategies and reflections about teaching practiceEl estudio del léxico en las clases de Língua Portuguesa: Estrategias de enseñanza y reflexiones sobre la práctica docenteDissertação de mestradoAcesso aberto00093147523001011069P5