Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]2015-08-212015-08-212011Fronteiraz, n. 6, p. 1-13, 2011.1983-4373http://hdl.handle.net/11449/127153Objetiva-se apresentar uma possibilidade de leitura da obra juvenil Pedro Pedra, de Gustavo Bernardo, na qual se considera o papel do leitor e do narrador. Para a consecução desse objetivo, pretende-se refletir, a partir das contribuições da estética da recepção, acerca do que propicia o prazer na leitura e quais elementos determinam o papel do leitor implícito e as disposições do narrador. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que a estratégia do escritor de apresentar sua narrativa sob a forma de um romance de formação permite ao jovem leitor, também em fase de definição de sua personalidade, identificação com a temática.1-13porAesthetics of receptionJuvenile literatureReaderNarratorLiteratura juvenilLiteratura e formação do leitorRomance de formaçãoNo meio do caminho tinha uma pedra: o papel do leitor e do narrador no romance Pedro Pedra, de Gustavo BernardoArtigoAcesso abertoISSN1983-4373-2011-06-01-13.pdf64717910312942110000-0002-2564-4270