Morais, Osvando José de [UNESP]Castilho, Paloma Marcela Carvalho de2020-03-232020-03-232019-08-29http://hdl.handle.net/11449/191938Esse trabalho tem como proposta analisar o filme 2001: Uma Odisseia no Espaço [2001: A Space Odyssey, 1968], dirigido por Stanley Kubrick e coproduzido por Arthur C. Clarke. Induzidos pelo pensamento de que o diretor possui particularidades em seu cinema, traçamos o panorama da Guerra Fria, contexto no qual o filme foi produzido, bem como apontamentos sobre o gênero de ficção científica e, por fim, aspectos importantes da obra de Stanley Kubrick e suas características relevantes. Com a finalidade de demonstrar a inserção e o destacamento de Kubrick das convenções dos elementos que utilizou, também apontamos questões de teorias do cinema, com ênfase no realismo, o qual encontramos traços em 2001. Como o filme carrega uma carga filosófica bastante marcada, influenciados pelo pensamento de Pascal (1887), “O silêncio eterno dos espaços infinitos me apavora”, articulamos os pensamentos mapeados por Burke (2016) sobre o sublime com os elementos que encontramos no filme. Para esquematizar, recorremos a Thompson (2011) que faz uma releitura de autores da hermenêutica como Heidegger, Gadamer e Ricoeur sintetizando as ideias em categorias analíticas: análise sócio-histórica, análise discursiva e interpretação/reinterpretação. Sendo assim, procuramos traçar o panorama que caracteriza a ficção científica de Stanley Kubrick, que possui traços de uma articulação política, mas diferente do que foi visto na ficção científica das décadas anteriores: o diretor supera a visão selvagem que existia dos soviéticos e estabelece suas opiniões sobre a questão da existência humana e o papel da guerra nesse âmbito.This work aims to analyze the movie 2001: A Space Odyssey [2001: A Space Odyssey, 1968], directed by Stanley Kubrick and co-produced by Arthur C. Clarke. Induced by the thought that the director has particularities in his cinema, we trace the Cold War panorama, context in which the film was produced, as well as notes on the science fiction genre and, finally, important aspects of Stanley Kubrick's work and its relevant characteristics. In order to demonstrate Kubrick's insertion and detachment of the conventions of the elements he used, we also point to questions of film theories, with an emphasis on realism, which we find traces in 2001. The film carries a very marked philosophical charge, influenced by Pascal's (1887) thought, “The eternal silence of infinite spaces terrifies me”, we articulate the thoughts mapped by Burke (2016) about the sublime with the elements we find in the film. To schematize all this, we resort to Thompson (2011), who rereads authors of hermeneutics such as Heidegger, Gadamer and Ricoeur synthesizing the ideas into analytical categories: socio-historical analysis, discursive analysis and interpretation/reinterpretation. Thus, we seek to trace the landscape that characterizes Stanley Kubrick's science fiction, which has features of a political articulation, but different from what was seen in science fiction of previous decades: the director overcomes the Soviet savage vision and establishes his opinions on the issue of human existence and the role of war in this area.porStanley KubrickFicção científicaGuerra FriaHermenêuticaScience fictionCold WarHermeneuticsDe macaco selvagem a anjo espacial: a visão de Stanley Kubrick sobre a Guerra Fria e a manifestação do sublime no filme 2001: Uma Odisseia no EspaçoFrom wild ape to space angel: Stanley Kubrick's view about the Cold War and the sublime's expression in the movie 2001: A Space OdysseyDissertação de mestradoAcesso aberto00092978533004056081P441970647749040420000-0002-9882-0159