Redling, Julyette Priscila [UNESP]Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Meneghetti, Renata Cristina Geromel2016-07-192016-07-192014CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6213-62252357-7819http://hdl.handle.net/11449/141598Atualmente, a tendência das propostas educacionais é promover, aos alunos, a possibilidade de participar ativamente da construção do seu próprio conhecimento. E, dessa forma, o Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas é concebido como uma metodologia alternativa, que visa a um trabalho centrado no aluno. Nesse processo, o papel do professor é o de orientar e supervisionar o trabalho dos alunos e formalizar as ideias construídas ao seu final. Assim, o desenvolvimento dessa pesquisa se deu com o objetivo investigar e analisar a compreensão e a prática de professores de matemática do Ensino Fundamental II sobre Resolução de Problemas, sua importância no processo de ensino-aprendizagem da matemática e as ações de ensino-aprendizagem envolvendo resolução de problemas. Para a coleta de dados, foram utilizados questionário, observação e entrevista semi-estruturada e para a análise dos dados, o método escolhido foi à análise de conteúdo, onde buscamos dentre outras coisas, analisar as mensagens subliminares das falas dos professores. Foi possível identificar com a investigação, que os professores verbalizam suas concepções e crenças de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas, com o foco num trabalho onde os alunos desenvolvem sua capacidade de aprendizagem autônoma. Contudo, suas ações apontam para uma realidade diferente, onde os conteúdos são formalizados previamente e os problemas são utilizados para finalizar os assuntos, fato que não caracteriza o uso da Resolução de Problemas enquanto Metodologia de Ensino-Aprendizagem.6213-6225porUma investigação a respeito da metodologia de resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemáticaTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2357-7819-2014-6213-6225.pdf2431034310174335