Lima, José Milton de [UNESP]Silva, José Divino da [UNESP]Raboni, Paulo César de Almeida [UNESP]Bendrath, Eduard Angelo [UNESP]Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Ramos, Regina Celia [UNESP]Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini di [UNESP]Ferreira, Roseli Helena [UNESP]Menin, Ana Maria da Costa SantosYamashiro, Carla Regina CaloniLeite, Yoshie Ussama Ferreira [UNESP]2014-11-242014-11-242010LIMA, José Milton de; SILVA, José Divino da; RABONI, Paulo César de Almeida (Org.). Pesquisa em educação escolar: percursos e perspectivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579830945.9788579830945http://hdl.handle.net/11449/110756A coletânea tem como eixo central a Educação Escolar e este tema conduz e confere unidade às reflexões, abordado a partir de diferentes perspectivas. A preocupação que perpassa todos os textos pode ser expressa na seguinte pergunta: como enfrentar os problemas vividos pela escola, num momento em que a ela se atribui uma gama enorme de responsabilidades? Cada autor, circunscrito à sua temática de pesquisa, nos instiga a pensar essa questão. O que move cada um é o desejo de que a escola acolha aqueles que lá chegam e que se responsabilize por eles, mas sem perder de vista o quanto é complexa e delicada essa atividade de inserção dos novos neste mundo. Talvez, a ideia de responsabilidade seja mesmo a que melhor defina os propósitos gerais desta coletânea, a qual se manifesta no compromisso político com a educação de crianças e de adolescentes, portanto, no compromisso com o mundo em que vivemos. A resposta a essa pergunta poderá ter como parâmetro os textos aqui presentes que estão assim organizados: na primeira parte da coletânea, os autores lidam com aspectos relacionados às Políticas Públicas e Educação; na segunda abordam a Formação de Professores; na terceira parte, focam Valores e Educação e, na quarta parte, voltam-se para as Práticas Educativas. Concluímos, destacando que esta coletânea explicita o quanto é complexa a tarefa de investigar a educação escolar, pois ela comporta uma série de nuances que precisa ser analisada por diferentes saberes que são complementares.porEducação e EstadoEducação - Finalidades e objetivosProfessores - FormaçãoValores - Estudo e ensinoPratica de ensinoPesquisa em educação escolar: percursos e perspectivasLivroAcesso aberto000797905ISBN9788579830945.pdf775844412383807922457754827727012624279208302164734001643769824007266131223802810000-0002-6506-9530