Impolcetto , Fernanda Moreto [UNESP]Neves, Kauan [UNESP]2025-02-202025-02-202021https://hdl.handle.net/11449/261188De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) documento elaborado por especialistas com a finalidade de nortear as escolas na organização dos currículos, os esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote estão previstos para dois ciclos (2º e 4º) do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Esse estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino para os esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote para o 2º ciclo do Ensino Fundamental (3º ao 5º ano). Segundo a BNCC, habilidades como: identificar elementos comuns entre os esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote e vivenciar diversos esportes desta categoria estão previstos para o 2º ciclo. Para uma maior facilidade no processo de ensino-aprendizagem, a elaboração dessa proposta baseou-se no ensino dessas modalidades considerando a lógica interna, buscando uma melhor compreensão do jogo e seus princípios táticos através de jogos reduzidos nas aulas de Educação Física. Para atingir tal objetivo, foram elaborados planos de aula que propõem jogos de agarrar e lançar, jogos de rebater com as mãos e jogos de rebater com implemento. Assim espera-se com a proposta deste estudo, contribuir para o ensino dos esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote, a partir do uso de jogos e com base na lógica interna dessas modalidades, como prevê a BNCC.porEducação física escolarBNCCEsportes de rede/paredeEsportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote na BNCC: proposta para o 2º ciclo do ensino fundamentalNet sports/split court or rebound wall at BNCC: proposal for the 2nd cycle of elementary schoolTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto