Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]Silva, Gislene Victoria [UNESP]2017-04-192017-04-192017-03-14http://hdl.handle.net/11449/150339Este trabalho consiste em uma pesquisa interdisciplinar que abrange Tecnologia Digital, Ciências Humanas, Sociais e Educação. De natureza básica, qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental, que averiguou audiovisuais disponíveis no YouTube, objetos e jogos digitais de aprendizagem disponíveis nos repositórios do MEC, no Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, trinta e seis jogos digitais de aprendizagem em espanhol, que abordam a notação e percepção musical, instrumentos musicais, História da Música, compositores e repertório, Ópera, entre outros; e no Rived, o objeto de aprendizagem “Zorelha”, em língua portuguesa, que trabalha a percepção musical, sendo aportes para utilização das Tecnologias Midiáticas como estratégias de apoio, para auxiliar os professores de Arte polivalentes e alunos, ao acesso a conhecimentos de conteúdos diversos, pertinentes à Educação Musical, de forma democrática e viável nos diferentes ciclos da Educação Básica. A internet, por meio da Web 2.0, abre os horizontes propulsores para exploração de novas ferramentas educacionais. Novos meios, novas relações com a informação, com o conhecimento e diversão oportunizam, na atualidade, ambientes instrucionais dinâmicos, motivadores, eficientes e lúdicos que contribuem para o desenvolvimento de novas práticas, apresentando uma alternativa para o Ensino da Música, sendo aplicados por Arte Educadores e Educadores Musicais, principalmente nas Unidades Escolares da Rede Estadual Paulista por meio das “salas do acessa”.This work consists of an interdisciplinary research that covers Digital Technology, Humanities, Social Sciences and Education. It has a basic, qualitative, exploratory, bibliographic and documentary nature, which has investigated audiovisuals available on Youtube, objects and digital learning games available in the MEC (Ministry of Education and Culture) repositories, in the International Bank of Learning Objects, thirty six digital learning games in Spanish, which deal with musical notation and perception, musical instruments, History of Music, composers and repertoire, Opera, among others; and in the Rived (Virtual Interactive Education Network), the learning object “Zorelha”, in Portuguese language, that works musical perception, being inputs for the use of Media Technologies as support strategies, to help multipurpose teachers of Art and students, in accessing knowledge of diverse contents, pertinent to Music Education, in a democratic and viable way in the different Basic Education cycles. The Internet, through Web 2.0, opens the propellant horizons for exploring new educational tools. New media, new relationships with information, with knowledge and fun, offer nowadays dynamic, motivational, efficient and playful instructional environments that contribute to the development of new practices, presenting an alternative to the teaching of music, being applied by Art Educators and Music Educators, mainly in the School Units of the São Paulo State Network through the “rooms of access”.porTecnologias midiáticasJogos digitais de aprendizagemEnsino da músicaEducação básicaTecnologias midiáticas como estratégia de apoio ao ensino da música na educação básicaMedia technologies as a support strategy for music education in basic educationDissertação de mestradoAcesso aberto00088439033004056088P9