Rodrigues, Dinamara Garcia [UNESP]2014-06-242014-06-242003Itinerários: Revista de Literatura, n. 21, 2003.0103-815Xhttp://hdl.handle.net/11449/107328Em torno dos signos fascínio (do universo de Maurice Blanchot) e escritura (do universo de Roland Barthes), tendo como ponto de partida as concepções críticas e estéticas de Charles Baudelaire, este trabalho procura discutir algumas características da crítica-escritura: aquela que recria a metáfora das obras, constituindo-se ela própria como produção notável por suas especificidades metafóricas, podendo ser também denominada crítica-poética, crítica inventiva, crítica metafórica ou escritura- crítica, revelando que escritor é aquele que tem consciência da linguagem enquanto problematização e da força da literatura em sua luta contra a impossibilidade de representar o real.porBaudelaireBarthesBlanchotescriturafascíniocrítica-escrituracrítica-poéticaNo centro da crítica a experiência incomunicável da paixão crítica: uma teoria do fascínioArtigoAcesso abertoISSN0103-815X-2003-21-109-124.pdf