Rampazzo, LauraAranha, Solange2018-11-122018-11-122018-03-01DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, v. 34, n. 1, p. 449-473, 2018.0102-4450http://hdl.handle.net/11449/158113ABSTRACT This study focuses on teletandem, a virtual and collaborative learning environment in which university students who are learning a foreign language meet regularly via synchronous communication tools in order to learn the language of one another (Telles 2006). In this article, we aim to investigate the rhetorical structure of the first 15 minutes of ten initial teletandem oral sessions (iTOS), namely, the first skype meeting between the partners. The results point to the standardization of discourse in the iTOS and highlights the association between rhetorical structure and learning scenario (Foucher 2010).RESUMO Este estudo concentra-se no contexto de teletandem, um ambiente virtual e colaborativo de aprendizagem de línguas em que estudantes universitários encontram-se semanalmente por meio de ferramentas de comunicação síncrona para a aprendizagem da língua um do outro (Telles 2006). Neste artigo, temos por objetivo investigar a estrutura retórica dos primeiros 15 minutos de dez sessões orais de teletandem iniciais, isto é, o primeiro encontro via skype entre os parceiros. Nossos resultados apontam para a padronização do discurso na sessão oral de teletandem inicial e evidenciam a relação entre estrutura retórica e cenário de aprendizagem (Foucher 2010).449-473porinstitutional integrated teletandemgenresrhetorical structurelearning scenariosteletandem institucional integradogênerosestrutura retóricacenário de aprendizagemA sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gêneroThe rhetorical structure of the first Teletandem Oral SessionArtigo10.1590/0102-445063518072133051S0102-44502018000100449Acesso abertoS0102-44502018000100449.pdf