Alencar, Edvonete Souza deSilva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da [UNESP]2016-07-192016-07-192014CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10726-107382357-7819http://hdl.handle.net/11449/141643O estudo é de natureza exploratória e apresenta interlocuções entre duas pesquisas em educação matemática finalizadas em 2012. Enfocando o tema campo multiplicativo, o artigo explora a influência das avaliações externas nas ações docentes e apresenta uma alternativa para a formação de professores. Uma das pesquisas é protagonista na nossa história: a pesquisadora investigou o conhecimento profissional docente de professores que ensinam matemática 5º. ano . Ela enfocou o campo multiplicativo, pois os alunos têm apresentado baixo rendimento em questões do SARESP (Sistema de Avaliação e Rendimento do Estado de São Paulo) ao longo dos anos. Cinco professores participaram e os dados foram embasados por: relatórios do SARESP, questionários e entrevistas semi-estruturadas . Com base na noção de estudo de casos, apresentamos a discussão : (1) o SARESP tem influênciado o ambiente profissional docente (2) os professores atribuem importância ao planejamento e a reflexão; (3) nota-se diferentes níveis de dificuldade conceitual dos professores com relação ao campo multiplicativo (4) os professores ensinam utilizando metodologias diferentes e (5) limitações com relação a formação inicial em matemática dos professores são reconhecidas. Mediante os resultados, entra em cena a pesquisa coadjuvante no artigo. O pesquisador explorou possibilidades para a formação matemática de professores dos anos iniciais baseada na noção de performance matemática digital. Propomos a apresentação de obras performáticas que visem a comunicação de ideias matemáticas e a produção de narrativas digitais multimodais. Apresentamos nesse sentido episódios enfatizando a visualização com relação a fração.10726-10738porEducação matemáticaConhecimento profissional docentePerformance matemática digitalConhecimento docente sobre campo multiplicativo nos anos iniciais: da performance no saresp à performance digitalTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2357-7819-2014-10726-10738.pdf942417568820654549140703550403980000-0002-5810-2259