Prado, Fernando Dagnoni [UNESP]Trovati, Luiz Roberto [UNESP]Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP]2017-01-182017-01-182003http://hdl.handle.net/11449/148314Introdução: Aos alunos do ensino médio da rede pública, da capital e do interior, faltam informações sobre a universidade pública e seu vestibular. Objetivos: Visitar escolas públicas do Estado de São Paulo levando informações sobre a UNESP, seus cursos e vestibular. Ampliar a participação de alunos da rede pública nos vestibulares UNESP e, consequentemente, o ingresso destes na universidade. Métodos e resultados: Há vários anos, professores da UNESP, orientados pela VUNESP, visitam escolas públicas de ensino médio em todo o Estado de São Paulo. Apenas no ano 2001, entre agosto/outubro, 47 professores da UNESP visitaram 783 escolas em 290 cidades, com palestras para 158.889 alunos, apresentação de vídeo e distribuição do GUIA DE PROFISSÕES. Demais escolas do Estado receberam vídeo e impressos via correio. Quando das visitas percebe-se a pouca informação que têm sobre a UNESP, e o desestímulo quanto ao vestibular. Porém, quando a universidade se aproxima dos alunos em seu meio, estes tornam-se confiantes e desejosos da continuidade nos estudos. Sentem-se estimulados quando são informados que 44% dos aprovados na UNESP, assim como eles, cursaram o ensino médio em escolas públicas. Nas palestras, o professor da UNESP esclarece-lhes dúvidas: características dos cursos, onde são oferecidos, conteúdo das provas do vestibular, programas sociais, etc. Ao mesmo tempo, o professor da UNESP esclarece e sensibiliza o professor do ensino médio, e passa a ter neste um colaborador e agente multiplicador. Como resultado temos que, no Vestibular UNESP 2002, dentre os cerca de 86.000 candidatos inscritos, 57,3% deles o fizeram a partir de informações de seu professor ou escola, e 18,1% deles o fizeram a partir das visitas dos professores da UNESP às suas salas de aula. Foram preenchidas 5.538 vagas nas 50 profissões oferecidas pela Universidade: 44% destas por alunos da rede pública e 74,5% por alunos do interior ou litoral do Estado de São Paulo. Estes dados destacam esta característica e papel social da UNESP: atender ao aluno da rede pública e ao aluno do interior. A participação dos professores da UNESP na divulgação da Universidade e ação destes junto aos alunos da escola pública é de fundamental importância na concretização deste papel.porPrograma de divulgação da Unesp e de seu vestibular: papel social e atividade de extensãoResumoAcesso aberto2270266373496647