Patrinhani, Gisele Fregolente [UNESP]Prado Júnior, Milton Vieira do [UNESP]2016-03-022016-03-022015Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 16, n. jan/junho, p. 33, 2015.2359-2974http://hdl.handle.net/11449/135748The objective of thisstudy was to verify, using the Ecological Development Theory (EDT), as the practice and swimming learning for People With Disabilities (PWD) causes changes to both the practitioner and in other environments experienced by it as well as the other environments influence the learning to swim. The study included 16 PWD, students linked university extension project, Department of Physical Education of UNESP Bauru, taught by coordinators LAPEF, which aims to includes wimming in the PWD ofevery day life, students linked to an institution of Bauru-SP, three employees of the institution and two swimming project teachers.Interviews with the families of the students were made, with the institution s employees, with the project teachers and analyze thes wimming lessons applied in the project for one semester. Based on the results we can say that the practice and learnings wimming for PWD causes changes to both the practitioner and for other environments experienced by her (home, institution) and also, what other environments experienced by PWD influence in practice and process of learning to swim. Using the terminology of EDT, we conclude that theme so system (home activities institution) influences in the microsystem (swimming lessons) and the microsystem influences the mesosystem, so the activity was significant and temporal persistence influencing the development of PCD.O objetivo deste trabalho foi verificar, utilizando a Teoria Ecológica do Desenvolvimento (TED), como a prática e a aprendizagem da natação pela pessoa com deficiência (PCD) provoca modificações tanto para o praticante como nos outros ambientes vivenciados por ela e também, como os outros ambientes influenciam na aprendizagem da natação. Participaram deste estudo 16 PCD, alunos do projeto de extensão universitária vinculado, Departamento de Educação Física da Unesp de Bauru, ministrado pelos coordenadores do LAPEF,que tem por objetivo a inclusão da natação no cotidiano da PCD, sendo os alunos vinculados a uma instituição da cidade de Bauru-SP, três funcionários da Instituição e dois professores do projeto de natação. Foram feitas entrevistas com os familiares dos alunos, com os funcionários da Instituição, com os professores do projeto e analisamos as aulas de natação aplicadas no projeto durante um semestre.Com base nos resultados podemos afirmar que a prática e a aprendizagem da natação pela PCD provoca modificações tanto para o praticante como para os outros ambientes vivenciados por ela (casa, Instituição) e também, que os outros ambientes vivenciados pela PCD influenciam na prática e no processo de aprendizagem da natação. Usando a terminologia da TED, concluímos que o mesossistema (casa,instituição) influencia no microssistema (aulas de natação), assim como o microssistema influencia no mesossistema, portanto a atividade foi significativa e com persitência temporal influenciando no desenvolvimento da PCD.33-38porPersons with DisabilitiesSwimmingInclusionPessoa com deficiênciaNataçãoInclusãoA inclusão da natação na vida da pessoa com deficiência: uma análise a partir da teoria ecológica do desenvolvimentoInclusion of swimming inthe life of person with disabilities: an analysis from theecological development theoryArtigoAcesso abertoISSN2359-2974-2015-16-01-33-38.pdf8995642841616412