Portela, Jean Cristtus [UNESP]Ticianelli, Raquel Buchaim [UNESP]2018-08-302018-08-302010-12TICIANELLI, Raquel Buchaim. O discurso da propaganda institucional: o Banco do Brasil faz 200 anos. 2010. 63 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.http://hdl.handle.net/11449/155673This research aims to analyze, from the theory of french semiotics, the branding campaign that the Banco do Brasil celebrates its 200th anniversary. Will be analyzed in detail that institutional propaganda aired on television during the anniversary of the Banco do Brasil. Since one of the areas of professional public relations is to study and work on communication for different audiences, the discourse and communication are essential factors led to a good contact between the company and its stakeholders. Considering that the campaign of 200 years of the Banco do Brasil was prepared for both your internal and external audiences, the peace of the research becomes a very rich part of this branch for the study of performance of public relations. French Semiotics, as a theory of meaning is a descriptive and analytical methodology that provides a means for reading, interpretation, exploration and deconstruction of meaning. The semiotic analysis of the peace, by the means of this methodology, will analyze the reading of the language of the texts audiovisual and verb-visual of the campaign of the 200th anniversary of the Banco do BrasilEsta pesquisa tem como objetivo analisar, segundo a perspectiva da Semiótica greimasiana, a campanha institucional que o Banco do Brasil fez em comemoração aos seus 200 anos de fundação. Será analisada em detalhes uma propaganda institucional veiculada na televisão durante o período de aniversário do Banco do Brasil. Visto que uma das áreas de atuação do profissional de Relações Públicas é estudar e trabalhar a comunicação para diversos públicos, o discurso e a comunicação dirigida são fatores imprescindíveis para um bom contato entre a empresa e seus públicos. Levando em consideração que a campanha de 200 anos do Banco do Brasil foi elaborada tanto para seu público interno quanto externo, o corpus da pesquisa torna-se uma peça muito rica para o estudo desse ramo de atuação do relações-públicas. A Semiótica greimasiana, enquanto teoria da significação é uma metodologia descritiva e analítica que oferece meios para a leitura, interpretação, exploração e desconstrução do sentido. A análise semiótica do corpus, por meio dessa metodologia, aprofundará a leitura da linguagem dos textos audiovisuais e verbovisuais da campanha de aniversário de 200 anos do Banco do Brasil63 p.porBanco do BrasilSemioticaPropagandaRelações publicasComunicaçãoCommunicationO discurso da propaganda institucional: o Banco do Brasil faz 200 anosTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000888115http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-07-12/000888115.pdf