Sampaio, César Augusto [UNESP]Gonzales, Lucilene dos Santos [UNESP]2023-08-282023-08-282021-062237-1087http://hdl.handle.net/11449/250488A ressignificação da velhice feminina não estaria imune à ideologia da indústria cultural: manter-se sempre desejável e atraente com a beleza e o viço da juventude. É o que se nota em revistas femininas, na publicidade e em movimentos como ageless e going gray. De caráter bibliográfico, o estudo é focado nas mediações de Jesús Martín-Barbero: sociabilidade, ritualidade, institucionalidade e tecnicidade.The resignification of the old age is not immune to the ideology of the cultural industry: to keep oneself always desirable and attractive with the beauty and vigor of youth. This is what can be seen in women’s magazines, in advertising and in movements such as ageless and going gray. This bibliographical study focuses on Jesús Martín-Barbero’s mediations: sociability, rituality, institutionality, and technicality.porIndústria CulturalMediaçõesVelhice femininaTecnologias de comunicação e informaçãoA ressignificação da velhice feminina: das mediações à Indústria CulturalArtigohttps://doi.org/10.18224/pan.v11i1Acesso aberto341188231021072972976039071494640000-0002-4056-990X0000-0003-1659-2533