Souza, Luzia Aparecida deGarnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]2016-03-022016-03-022013Revista de Educação Pública, v. 22, n. 50, p. 763-784, 2013.0104-5962http://hdl.handle.net/11449/135150The starting point of this paper is a brief report of a specific research about a Brazilian institution called Grupo Escolar. Its main intention, however, lies in the discussion on some methodological procedures and some distinct scientific practices in Human Sciences. Authors make some remarks on the possibilities of alternative research protocols, its boundaries and potentialities, specially focusing the study of school archives and the use of Oral History approach. The discussion about Oral History brings to the scene two others important themes – childhood and elderliness.Este artigo baseia-se em estudo sobre as dinâmicas escolares de um Grupo Escolar do interior do estado de São Paulo, e sua intenção principal é tematizar aspectos relativos à metodologia de pesquisa, à possibilidade de protocolos alternativos de investigação, seus limitantes e potencialidades. Ao articular entrevistas, documentos escritos, fotografias, jornais escolares e documentos pessoais – criou-se um protocolo investigativo multifacetado do qual aqui são ressaltados, de modo específico, o trabalho com arquivos escolares e aspectos próprios ao uso da história oral. Particularmente, ao tratar da histó- ria oral, surge uma breve discussão em torno dos conceitos de infância e velhice.763-784porResearch methodologyOral historySchool archivesChildhoodElderlinessMetodologia de pesquisaHistória oralArquivos escolaresInfânciaVelhiceDe arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um grupo escolarArchives and sources, the written and the oral, childhood and elderliness: an essay about a research protocolArtigoAcesso abertoISSN0104-5962-2013-22-50-763-784.pdf50890728686444148234381313016867