Sarti, Flávia Medeiros [UNESP]Arruda, Karem Cristina Dias de [UNESP]2021-03-102021-03-102018ARRUDA, Karem Cristina Dias de. A relação entre teoria e prática na formação de professores: discussões sobre as possibilidades do estágio curricular no curso de Pedagogia. 2018. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.http://hdl.handle.net/11449/203437Not availableNeste trabalho tratou-se sobre a relação entre teoria e prática na formação de professores discutindo as possibilidades do estágio curricular no curso de Pedagogia. Tendo como foco a compreensão dos conceitos de teoria e prática no período de realização do estágio curricular. Como objetivo geral, procurou-se discutir a relação entre teoria e prática na formação de professores, propondo a partir desta relação, possibilidades para o estágio curricular na formação docente, inclusive na Pedagogia. Especificamente, busca-se (1) Investigar sobre os conceitos teoria e prática dentro da perspectiva da formação inicial de professores; (2) Identificar a importância do estágio curricular no curso de Pedagogia; (3) Analisar as propostas do estágio curricular nas Diretrizes Curriculares Nacionais sobre formação de professores. O trabalhou foi dividido em três seções: na primeira seção analisou-se o histórico do curso de Pedagogia considerando os avanços legais e significativos do curso no Brasil; na temática do curso de Pedagogia, na segunda subseção averiguou-se as propostas do estágio curricular nas Diretrizes Curriculares Nacionais sobre formação de professores, e a partir disto, procurou-se discutir possibilidades de como o estágio curricular pode ser desenvolvido e executado na formação de professores. Na segunda seção desenvolveu-se a questão da relação entre teoria e prática na formação de professores. Com isto, desenvolveu-se brevemente mais especificamente, esta relação entre teoria e prática durante o período de realização do estágio curricular. Na terceira seção buscou-se sobre as práticas investigativas e reflexivas na formação do docente apontando para o desenvolvimento destas práticas no estágio curricular. Optou-se pela pesquisa qualitativa, onde se realizou uma consulta documental às Diretrizes Curriculares Nacionais sobre formação de professores com análise de conteúdo e...46 f.porProfessores - FormaçãoPrática de ensinoEstagios supervisionadosEducaçãoEducação - Estudo e ensinoBrasilA relação entre teoria e prática na formação de professores: discussões sobre as possibilidades do estágio curricular no curso de PedagogiaTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto990009153430206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915343.pdf