Camargo, Eder Pires de [UNESP]Nardi, Roberto [UNESP]Sparvoli, Deise Aparecida Peralta [UNESP]2016-03-022016-03-022010Revista de Enseñanza de la Física, v. 23, n. 1-2, p. 21-40, 2010.0326-7091http://hdl.handle.net/11449/134498This article represents a continuation of the results of a research presented in Camargo and Nardi (2007). It is inserted in the study that seeks to understand the main student’s inclusion barriers with visual impairment in the Physics classes. It aims to understand which communication context shows kindness or unkindness to the impairment visual student’s real participation in thermology activities. For this, the research defines, from the empirical - sensory and semantics structures, the used languages in the activities, as well, the moment and the speech pattern in which the languages have been used. As result, identifies a strong relation between the uses of the interdependent empirical structure audio-visual language in the non-interactive episodes of authority; a decrease of this structure use in the interactive episodes and the creation of education segregation environments within the classroom.O presente artigo representa uma continuidade dos resultados apresentados em Camargo e Nardi (2007). Encontra-se inserido dentro de um estudo que visa identificar as principais barreiras para a inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de física. Objetiva compreender que contextos comunicacionais favorecem e dificultam a participação efetiva do aluno cego em atividades de termologia. Para tal, define, a partir das estruturas empírica e semântico-sensorial, a linguagem utilizada nas atividades, bem como, o momento e o padrão discursivo em que essas linguagens foram empregadas. Como resultado, identifica intensa relação entre o emprego de linguagem de estrutura empírica áudio-visual interdependente em episó- dios não-interativos/de autoridade, o decrescimento da utilização de tal estrutura nos episódios interativos e a criação de ambientes segregativos de ensino no interior da sala de aula.21-40porThermology teachingVisual impairmentCommunicational contextInclusionSpecial education needsEnsino de termologiaDeficiência visualContexto comunicacionalInclusãoNecessidades educacionais especiaisContextos comunicacionais adequados e inadequados à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de termologiaArtigoAcesso abertoISSN0326-7091-2010-23-01-02-21-40.pdf44499477834749453417921730250572