Casadei, Eliza Bachega [UNESP]2016-03-022016-03-022010BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, n. 11, p. 1-18, 2010.1646-3137http://hdl.handle.net/11449/134610A memória foi uma temática importante dentro das reflexões da Escola de Frankfurt. O objetivo do presente trabalho é esmiuçar as considerações de Theodor W. Adorno em torno do papel da articulação do passado na vida cotidiana e das suas materializações na cultura, bem como comparar essa linha de pensamento com a de Walter Benjamin, outro teórico que se debruçou demoradamente sobre este tema. Compararemos a forma como os dois autores focalizam a memória, bem como o papel que cada um deles atribui à cultura enquanto materialização do decorrido. Os dois autores forneceram respostas diferentes para a pergunta “o que significa elaborar o passado”. São justamente as aproximações e os afastamentos entre um e outro o que procuraremos estudar neste trabalho.01-18porCulturaMemóriaElaboraçãoAdornoBenjaminO papel da memória nas ramificações da cultura em Theodor W. Adorno e Walter BenjaminArtigoAcesso restrito6547895943001454