Duarte, Newton [UNESP]Xavier, Lidiane Teixeira [UNESP]2018-07-272018-07-272011-06-20XAVIER, Lidiane Teixeira. A centralidade do conceito de conhecimento tácito nas políticas de formação de professores: análise crítica da influência da epistemologia de Michael Polanyi na educação. 2011. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2011.http://hdl.handle.net/11449/154632O presente trabalho consiste em uma análise crítica sobre a centralidade do conceito de conhecimento tácito na formação de professores a partir das reformas políticoeducacionais desencadeadas no Brasil na década de 1990. Investiga os pressupostos teóricos e epistemológicos subjacentes aos documentos oficiais que conduzem a reforma da educação nacional à luz das contribuições da pedagogia histórico-crítica no que se refere à formação humana, ao trabalho educativo e à educação escolar. O desenvolvimento da argumentação se organiza em torno das temáticas: vinculações entre a reestruturação produtiva e as reformas político-educacionais da década de 1990; relações entre as transformações no mundo do trabalho e as demandas para a educação; profissionalização docente nos documentos oficiais; o conhecimento tácito. As conclusões da investigação apontam que: a preocupação com a formação docente no contexto da reforma educacional mais ampla é estratégica do ponto de vista de sua consecução; a perspectiva oficial de formação docente, fundamentada em teorias pedagógicas que tomam o conhecimento tácito como categoria central na construção da profissionalização do professor reforçam, por um lado, a desvalorização de conteúdos de natureza teórico-científica, assim como da reflexão filosófica, na formação de professores e, por outro, a descaracterização do trabalho educativo como atividade de ensino158 f.porPolanyi, Michael 1891EducaçãoProfessores - FormaçãoTeachers, Training ofA centralidade do conceito de conhecimento tácito nas políticas de formação de professores: análise crítica da influência da epistemologia de Michael Polanyi na educaçãoThe centrality of the concept of tacit knowledge in teacher education policies: a critical analysis of the influence of Michael Polanyi's epistemology on educationTese de doutoradoAcesso aberto000889996http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-08-2017/000889996.pdf33004030079P22161593951236436