Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Miani, Camila Sanches [UNESP]2017-09-062017-09-062017-07-07http://hdl.handle.net/11449/151551O objetivo desta pesquisa foi investigar junto a professores de Biologia em formação inicial a construção ou não de habilidades que sustentem o pensamento sistêmico e complexo sobre conservação da biodiversidade e possíveis reflexos em sua ação didática. Já que a discussão em torno da conservação da biodiversidade é uma demanda atual, ela deve ser relevante também nos espaços educativos. Assim, os professores de Biologia devem ser capazes de promover discussões com seus alunos a respeito da conservação da biodiversidade considerando seus diversos aspectos. Para tanto, graduandos de Ciências Biológicas de duas Universidades foram investigados por meio de diferentes estratégias. As análises dos resultados mostram o conflito existente entre o desenvolvimento econômico e o estabelecimento de prioridades de conservação nos ambientes. E que e as decisões que são tomadas, consideram, além do conhecimento científico, opiniões e valores. Portanto, evidencia-se a importância da inserção de discussões ambientais complexas ao longo da graduação e das contribuições do desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica na formação desses profissionais, no âmbito de um grupo de estudos e pesquisas que proporciona a articulação entre diferentes aspectos relativos ao tema.The biodiversity conservation is among current environmental concerns, and it points out the conflict between economic development and the establishment of priorities for the conservation of the environments. These concerns are discussed nowadays within several spheres of society, and the decisions taken consider opinions and values apart from the scientific knowledge. Since the discussion regarding biodiversity conservation is a current demand, it should also be relevant in educational areas. Biology teachers should be able to promote discussions with their students regarding the biodiversity conservation and taking into account their various aspects. Thus, this paper aimed to investigate along with Biology teachers during their pre-service training the construction or not of abilities that support the systemic and complex thinking about conservation and possible reflexes in their didactic action. Therefore, Biological Sciences undergraduates of two Universities were investigated according to different strategies. The analyses of the results indicated the importance of inserting complex environmental discussions throughout graduation, and of the contributions of developing Undergraduate Researches in the scope of a study and research group that allows the articulation among different aspects related to the subject.porEnsino de biologiaFormação inicial de professoresBiologia da conservaçãoBiology teachingPre-service trainingConservation BiologyUm estudo sobre a conservação da biodiversidade com futuros professores de biologiaA study about biodiversity conservation with pre-service training biologistsTese de doutoradoAcesso aberto00089151833004056079P0