Américo, Marcos [UNESP]Ribeiro, Gabriela Lopes2023-03-202023-03-202023-02-06http://hdl.handle.net/11449/242562Este trabalho consiste na criação de três roteiros de curta metragem para uma série de vídeos educativos sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Tem como objetivo criar narrativa ficcional que sintetize os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de número quatorze e quinze, da Agenda 2030, com o uso de referências bibliográficas e pensamento científico-acadêmico, voltado para o público adolescente. A narrativa escolhida é simples, presente no repertório de diversos brasileiros, apresentando a problemática dos microplásticos de maneira didática. A narrativa foi desenvolvida usando a clássica estrutura do Plot Twits e conta com bíblia, sinopse longa dos três episódios e roteiro dos três episódios, estilo e identidade visual.This work consists of creating three short film scripts for a series of educational videos on The 2030 Agenda for Sustainable Development. It aims to create a fictional narrative that synthesizes the fourteenth and fifteenth Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda, using bibliographic references and scientific-academic thinking aimed at the adolescent public. The chosen narrative is simple, present in the repertoire of several Brazilians, presenting the problem of microplastics in a didactic and easy-to-understand way. The narrative was developed using the classic Plot Twits structure and had a bible, long synopsis of the three episodes, the script of the three episodes, style, and visual identityporAnimaçãoSérieBíblia de sérieVídeo educativoAgenda 2030ONUAnimationBible’s seriesEducational videoO uso de narrativas audiovisuais para o ensino da Agenda 2030 da ONU: projeto de curta metragem serializadoThe use of audiovisual narratives to teach the UN 2030 agenda: a serialized short film projectTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto