Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Cunha, Maria Isabel da2016-06-282016-06-282011CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5724-57349708-2011http://hdl.handle.net/11449/139593A emergência da preparação para a docência em Curso de Pós-Graduação stricto sensu se apresenta com muita força no contexto da massificação e interiorização da educação superior no Brasil. Esses Cursos têm a formação para a pesquisa como mote principal, distanciando-se da compreensão da indissociabilidade dessa função com o ensino e a extensão. Numa iniciativa pontual, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), instituiu a disciplina intitulada “Preparação Pedagógica” oferecida aos alunos de pós-graduação. Esse estudo tomou seis professores dessa disciplina como interlocutores e através de entrevistas, observação de aulas e análise documental dos planos de ensino procurou compreender suas concepções e práticas. De acordo com os professores, ao organizar e desenvolver essa disciplina eles também se revisam profissionalmente, especialmente levando em conta a complexidade que vivem ao ter de pensar, atuar e ser professor universitário que está formando seus próprios pares. Reconhecem a importância dos saberes pedagógicos como elemento fundamental para o exercício profissional e expressam a crença de que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão pode ser discutida e vivenciada por seus alunos. As conclusões do estudo apontam para a importância e a manutenção de espaços formativos na universidade que possibilitem a construção identitária do professor e do futuro professor universitário em distintos lugares, priorizando aqueles que têm força institucional reconhecida e legitimada. Essa condição precisa ser estendida para as políticas públicas em assumirem a responsabilidade institucional pela qualificação dos professores que atuam na educação superior.5724-5734porEnsinoPesquisaPreparação PedagógicaDocênciaO desafio da docência na visão dos professores universitários no âmbito da pós-graduaçãoTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2236-9708-2011-5724-5734.pdf9683880235696496