Pinheiro, Julia Plombon [UNESP]Tanaka, Erica Maemi [UNESP]Silva, Rodrigo Costa da [UNESP]Castro, André Peres Barbosa de [UNESP]Campagner, Fernanda [UNESP]Villaverde, Ana Izabel Silva Balbin [UNESP]Carvalho, Yuri Karaccas de [UNESP]Greatti, Wallace Francisco Pereira [UNESP]Queluz, José Augusto Ferreira de [UNESP]Rossi, Thaís Camargo [UNESP]Franceschini, Vitor Montenegro [UNESP]Taniwaki, Sueli Akemi [UNESP]Iwamura, Leika [UNESP]Soares, Michelle M. [UNESP]Langoni, Helio [UNESP]2017-01-182017-01-182003http://hdl.handle.net/11449/148265Introdução e Objetivos: Norteando-se pelo princípio de que a extensão é parte do processo educacional e deve responder às questões imediatas e relevantes da sociedade, criamos o Programa de Educação em Saúde, que entre outros objetivos, procura levar informações sobre as zoonoses, que são as doenças comuns entre o homem e os animais, ou ainda as enfermidades transmitidas dos animais ao homem, para alunos das escolas de Ensino Fundamental e Médio de Botucatu. Métodos: Trata-se de grupo de alunos voluntários cursando a disciplina de Zoonoses, que são inicialmente treinados pelos Médicos Veterinários Residentes e Pós-Graduandos da área, quanto à abordagem dos temas em salas de aulas, sob a forma de palestras. São produzidos textos explicativos sobre temas relevantes em saúde pública, como raiva, leptospirose, leishmanioses, brucelose, tuberculose e toxoplasmose. Os alunos trabalham em duplas, e concomitantemente são visitadas todas as classes da escola, pois normalmente tem-se a adesão de 15 a 20 alunos, e além destes participam também os Residentes e o professor coordenador. Resultados: Esta atividade iniciou-se em 1993, tendo treinado cerca de 200 graduandos de Medicina Veterinária em técnicas de produção de material de divulgação, apresentação e contato com o público. Neste período foram realizadas 50 visitas às escolas, atingindo uma população de cerca de 15.000 alunos do Ensino Fundamental e Médio. O entusiasmo dos futuros Médicos Veterinários na execução das atividades propostas aponta o êxito do programa, no que tange a formação profissional e no exercício da cidadania. Por outro lado, a resposta dos expectadores, na forma de indagações e discussões sobre os temas abordados, permite avaliar o sucesso da atividade na informação do público, incentivando mudanças de hábitos de higiene pessoal e alimentar, além da disseminação das informações obtidas, pois estes escolares funcionam como agentes multiplicadores.porEducação em saúde: ação do médico veterinário na prevenção de zoonosesResumoAcesso aberto5326072118518067