Osti, Andreia [UNESP]Quirino, Letícia Nayara Gomes [UNESP]2015-10-072015-10-072015QUIRINO, Letícia Nayara Gomes. Contribuições e influências do contexto social para a aprendizagem. 2015. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/128230O trabalho que se segue pretende compreender como as influências do contexto social afetam a aprendizagem. Busca-se entender como o ambiente em que o ser humano está inserido interfere em sua aprendizagem, visto que nos tornamos e temos por base, se considerarmos as aprendizagens informais, aquilo que vivenciamos, ou seja, aquilo que nos foi oportunizado e ensinado socialmente. Porém, na sociedade existem várias peculiaridades, culturas e necessidades individuais. Dessa forma, objetiva, levando em conta as diferentes facetas, compreender se o processo ensino-aprendizagem se faz diferente em relação ao contexto social. Para a realização do trabalho, optou-se por uma pesquisa bibliográfica, em que será feita uma revisão bibliográfica de obras consideradas indispensáveis para o tema, tendo por base fundamentalmente, as contribuições de Vygotsky e Freire, dentre outros, como forma de melhor entender esse processo63 f.porEducaçãoAprendizagemEducação não-formalInfluência socialContribuições e influências do contexto social para a aprendizagemTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto000851362http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851362.pdf5060520291120371