Silva, Arlenice Almeida da [UNESP]2014-05-202014-05-202006-01-01Trans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 29, n. 1, p. 79-94, 2006.0101-3173http://hdl.handle.net/11449/10665O presente artigo investiga como A teoria do romance (1916) de G. Lukács, um texto fragmentado e de ocasião, tornou-se um clássico da reflexão sobre a modernidade. Para Lukács, o romance é a forma artística que corresponde à fratura entre o sujeito e o mundo, vivida pelo homem contemporâneo. Utilizando o conceito de símbolo esvaziado este texto apreende em que medida o autor ao rever as classificações anteriores sobre o gênero romance, perpetua a tradição romântica ou rompe com ela, elaborando conceitos originais para a compreensão da modernidade na literatura.The present article investigates how G. Lukács's Theory of the romance (1916), a fragmented and of occasion text, became a classic of the reflection on modernity. For Lukács, the novel is the correspondent artistic form to the fracture between the subject and the world, lived by the contemporary man. Using the concept of emptied symbol this text apprehends how far the author, when reviewing the previous classifications on the genre of novel, perpetuates the romantic tradition or breaks it, elaborating original concepts for the understanding of modernity in literature.79-94porLukácsromancemodernidaderomantismosimbolizaçãoLukácsnovelmodernityromantismsimbolisationO símbolo esvaziado: a teoria do romance do jovem György LukácsThe emptied symbol: young György Lukács's Theory of the RomanceArtigo10.1590/S0101-31732006000100006S0101-31732006000100006Acesso abertoS0101-31732006000100006.pdf