Miranda, Ivanise Leite de [UNESP]2014-05-202014-05-201998-01-01Revista da Faculdade de Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 24, n. 1, p. 87-99, 1998.0102-2555http://hdl.handle.net/11449/28702Os mais recentes paradigmas das ciências sociais apregoam a necessidade de uma aprendizagem permanente voltada ao despertar da capacidade analítica e crítica bem como ao resgate da cidadania.A base desta acepção são as transformações sócio-históricas que presenciamos. Deste modo, o trabalho educativo torna-se protagonista da edificaçãode uma sociedade mais igualitária e emancipadora. Esse um dos compromissos políticos de seus agentes através do exercício da praxis intencional. O artigo propõe que um dos caminhos capaz de superar praticamente a alienação da atividade humana é a própria atividade humana autoconsciente e objetivada ao longo do processo, visando a promoção dos valores contidos na genericidade.The most recent paradigm of Social Sciences states the necessity of a permanent learning turned to the awakening of the analytical and critical capacity as well the redemption of the citizenship. The basis of this is the socio-historical transformations which we have observed. Thus, the educational work becomes the main character in an equal and emancipated society. This is one of the political commitment of its agents through the exercise of the intencional praxis. The present paper proposes that the one of ways which can exceed the alienation of the human activity is the sef-conscious and objetive human activity through the process,seeking the promotion of the values that exist in the humankind.87-99porContemporaneidadeConsciênciaValores éticosPráxis intencionalTolerânciaContemporaneityCounsciousnessEthical valuesIntentional praxisToleranceProcesso educativo: a praxis intencional e o resgate da cidadaniaArtigo10.1590/S0102-25551998000100006S0102-25551998000100006Acesso aberto