Antonio Junior, Wagner [UNESP]Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]2016-06-282016-06-282011CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3402-34139708-2011http://hdl.handle.net/11449/139583Apresentamos nessa comunicação o projeto de formação continuada de professores de três escolas de Ensino Fundamental da cidade de Dourado/SP, com objetivo de elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP). A partir de oficinas realizadas em outubro de 2010, junto aos gestores, coordenadores e professores, foi solicitada a elaboração de um projeto envolvendo a comunidade didática para o trabalho no decorrer de um ano. Para tanto, as ações a serem realizadas ocorrerão em quatro áreas: 1) Formação didático-pedagógica; 2) Gestão escolar e planejamento do trabalho pedagógico; 3) Coordenação Pedagógica e 4) Tecnologias de Informação e Comunicação na formação docente. A metodologia empregada é a pesquisa-ação, na qual ocorrerá a resolução de um problema coletivo por pesquisadores e participantes envolvidos na resolução da situação problema, de modo cooperativo e participativo. O acompanhamento da execução do projeto permitirá a reelaboração das ações que não atenderem aos objetivos propostos pelos participantes. A fase final será de aproximação entre as metas traçadas na fase diagnóstica e nas suas readequações ao término do projeto ao final de um ano, a fim de que possamos fazer uma análise dos avanços e dos reposicionamentos de metas para os próximos anos, para a construção coletiva e democrática dos PPPs junto à comunidade didática3402-3413porFormação continuadaPesquisa-açãoProjeto Político PedagógicoExperiência em formação de professores na rede municipal de dourado/SPTrabalho apresentado em eventoAcesso abertoISSN2236-9708-2011-3402-3413.pdf8897176542462072